O corpo aqui e a mente por ai. Sempre viajei e gosto de viajar. De volta a casa, melhor lugar do mundo, começam os planos para a próxima jornada... Bem vindos ao Blog do Savall !
terça-feira, 6 de julho de 2010
Éfeso, Tumba de São João, Casa da Virgem Maria e Pamukale
A Turquia é um país surpeendente em diversos sentidos. Para quem gosta de história, é simplesmente uma Enciclopédia. As ruinas de cidades greco-romanas são extremamente bem conservadas, tal como Éfeso, Teatro de Hierápolis e etc.
Na era romana, Éfeso era a maior cidade do vasto império, depois de Roma, óbvio. Lá ficava uma das 7 maravilhas da antiguidade - o Templo de Artemis. A cidade foi citada no Apocalipse, e segundo reza a lenda, o Evangelho de São João foi escrito ali. Emociona visitar a Tumba de São João, onde depois foi construída uma Igreja.
Mas nada se compara com a sensação de se estar na casa da Virgem Maria. É de encher os olhos de lágrimas. Segundo a tradição Cristã, Jesus deixou sua Mãe aos cuidados de São João, que fugindo da perseguição romana, levou-a a Éfeso, onde lá se estabeleceram. A casa descrita seria o local onde Maria Mãe de Deus viveu até o fim de sua vida. Emociona mais ainda saber que alí é local de peregrinação tanto para Cristãos quanto para Mulçumanos. No Alcorão contém uma parte dedicada a Virgem Maria, que a considera a “Imaculada” Mãe do "Profeta Jesus". Sim, aprendi que para o Islã Jesus é respeitadíssimo, e que não existe questionamentos sobre Sua palavra. A Virgem Maria é considerada a mulher mais perfeita que houve, e que Jesus nasceu do toque divino em sua imaculada Mãe.
“Recorda-te de quando os anjos disseram: Ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade! E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus.” (Alcorão 3:42; 45).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário